Subprefeito da Vila Maria Vila Guilherme, Roberto de Godoi Carneiro é o quinto e último entrevistado da série especial do SP Norte

O quinto e último entrevistado da série especial do SP Norte é o Roberto de Godoi Carneiro, que atualmente está á frente da Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme.

Roberto de Godoi Carneiro é formado em Direito e sempre trabalhou no serviço público. Logo que se formou, foi trabalhar na Subprefeitura de Perus, e por lá ficou seis anos trabalhando na Coordenação de Administração e Finanças. Depois passou pela Câmara Municipal de São Paulo e pela Assembleia Legislativa de São Paulo, fazendo assessoria parlamentar. Em seguida, foi convidado a ocupar o cargo de subprefeito da Freguesia do Ó, onde trabalhou por dois anos. Retornou à Câmara Municipal de São Paulo, e agora, assume a Subprefeitura da Vila Maria Vila Guilherme.

Confira a entrevista do subprefeito Roberto de Godoi Carneiro

Jornal SP Norte: Quais as prioridades que estão sendo executadas nos trabalhos de zeladoria da subprefeitura atualmente, e como o cidadão pode solicitar tais serviços?

Roberto de Godoi Carneiro: A administração regional acredita que a prioridade é a zeladoria como um todo, pela importância da limpeza e conservação das áreas públicas na região. Atualmente a subprefeitura realiza serviços de zeladoria em praças e áreas verdes, poda de árvores, conservação de vias e logradouros, manutenção de galerias, limpeza manual de canais e córregos, varrição e capinação de via, visando a melhoria para a população. Em praças, especialmente, há um esforço maior para manter um espaço de lazer e recreação para crianças e idosos, visto que em muitas delas existem academias da terceira idade e playgrounds. Outra prioridade é a limpeza dos córregos, a fim de evitar enchentes e alagamentos na região.

Os munícipes devem fazer as solicitações de serviços de zeladoria por meio do canal oficial da Prefeitura, pelo Portal 156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal) no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico no número 156.

Jornal SP Norte: O descarte irregular de lixo é outro grave problema em toda cidade. Como a subprefeitura vem enfrentando essa prática?

Roberto de Godoi Carneiro: O problema do descarte irregular de resíduos em áreas e vias públicas tem sido enfrentado em conjunto com a AMLURB, responsável pelo contrato de limpeza pública na cidade. A subprefeitura fiscaliza a execução do contrato no território e acompanha as melhorias, como revitalizações de locais onde há pontos viciados de lixo e entulho, e disponibiliza equipes de conscientização ambiental para os moradores do entorno.

Jornal SP Norte: Em relação aos moradores em situação de rua? Como é feito esse trabalho na Subprefeitura?

Roberto de Godoi Carneiro: A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), realiza busca ativa para abordar pessoas em situação de rua e oferece acolhimento nos equipamentos da rede socioassistencial. Importante ressaltar que o aceite é voluntário.

A população também pode ajudar solicitando uma abordagem social pela Central 156 (ligação gratuita, nas opções 0 e em seguida 3). O acionamento da abordagem pode ser anônimo, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência e características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

Jornal SP Norte: Os chamados “pancadões” são um tormento para todos os moradores da cidade, e ainda mais neste período de pandemia. Quais ações são realizadas pela Subprefeitura no combate a essa prática?

Roberto de Godoi Carneiro: As Subprefeituras participam de ações nos chamados pancadões em apoio à Polícia Militar para fiscalizar e autuar estabelecimentos comerciais, as equipes fiscalizam diariamente se os estabelecimentos estão cumprindo as legislações municipais, com apoio da GCM e da PM.

Jornal SP Norte: Quais projetos de zeladoria e obras a Subprefeitura pretende realizar a partir do 2º semestre deste ano?

Roberto de Godoi Carneiro: A Subprefeitura Vila Maria Vila Guilherme manterá todos os contratos de zeladoria em andamento, visando sempre a melhoria e conservação dos espaços públicos de uso comum da população como ruas, praças e áreas verdes. Esse é o trabalho principal da subprefeitura em termos de zeladoria urbana, onde o subprefeito e equipes de profissionais acompanham a execução desses serviços diariamente.

De janeiro a abril deste ano, a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme fez a reforma de cerca de 159 bocas de lobo e poços de visitas, inclusive com troca de tampas, e limpou cerca de 27.600 metros de extensão de córregos, com a retirada de cerca de 39 toneladas de detritos.

Em relação às árvores da região, no mesmo período, foram 2.143 podas. Também foram tapados 1.374 buracos.

Matéria originalmente publicada pelo Jornal SP Norte. Clique aqui e leia o conteúdo completo.

Os comentários estão encerrados.

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: